A uva Albariño, também conhecida como Alvarinho em Portugal, é a casta típica da região do Vinho Verde, em Portugal, e da Galícia, na Espanha. Ela é a variedade branca que dá vida a alguns dos mais celebrados vinhos de dois lados da fronteira.
Origem desta uva branca
Embora a primeira menção à casta tenha sido em 1843, especialistas acreditam que ela é uma variedade muito mais antiga. Isso se deve à sua enorme diversidade morfológica, que indica que muitas gerações da uva já passaram pelos terroirs mundo afora.
Os vinhedos com idade entre 200 e 300 anos na região da Galícia possuem indícios de que ela já era plantada na região bem antes de ser descrita.
Suas Características
A Albariño é conhecida por ser uma uva exigente e por produzir vinhos com acidez pungente, aromas e sabores que lembram frutas cítricas, além de notas florais e possivelmente alguns toques de mineralidade. Ela é uma uva que se adapta muito bem aos terrenos próximos ao mar, o que lhe confere uma tipicidade muito particular.
Melhores regiões produtoras e onde ela também é plantada
Para conhecer a casta em sua tipicidade máxima, o ideal é buscar exemplares das duas denominações de maior prestígio, Rías Baixas, na Espanha, e Vinhos Verdes, onde ela pode dar origens a varietais nas sub-regiões de Monção e Melgaço, em Portugal. Além disso, ela é amplamente cultivada em outras regiões vinícolas ao redor do mundo, em países como Nova Zelândia, Estados Unidos, França e Argentina.
Harmonização
Na harmonização, os vinhos de Albariño são versáteis e pedem pratos frescos como saladas, frutos do mar e peixe. Se quiser ousar um pouco, experimente o vinho com um lombo assado caprichado no alecrim e limão.
Aqui na Elite Vinho, você encontrará uma seleção especial dos melhores Albariños que irão surpreender seu paladar com toda a complexidade e elegância dessa uva incrível. Venha conhecer nossos vinhos e desfrutar de uma experiência única de degustação.