Harmonização

As melhores harmonizações e os tipos de vinho

As melhores harmonizações e os tipos de vinho

Quando pensamos em harmonização vem a ideia de um vinho que combina com a comida, mas além de combinar com a comida é necessário levar em conta seu gosto porque vinho está relacionado com oferecer bons momentos. Para quem está começando agora pode até parecer um pouco confuso porque são muitas opções e possibilidades, por isso criamos esse guia para facilitar na sua escolha. 

Cautela e sensatez 

Para ter uma combinação harmoniosa é necessário buscar o equilíbrio entre o prato e o vinho, pode começar a pensar assim, prato leve combina com vinho leve, elaborados com encorpados e assim sucessivamente. Tem que levar em conta o teor de gordura do prato, consistência do molho e modo de preparo, você pode escolher a harmonização por contraste (Vinho doce e queijo curado) ou por complementação (Vinho com toques herbáceos com molhos a base de tomate que tem acidez mais elevada) mas sempre buscando manter o equilíbrio nunca sobrepondo o outro. 

Gosto pessoal

A sua preferência vem em primeiro lugar, seja na escolha do prato ou do vinho, pois escolher algo que goste é mais fácil de harmonizar e deixa a combinação mais saborosa. Mas é necessário ter atenção, pois pode conter algum ingrediente que não seja do seu agrado e afete a sua experiência. 

Pratos que combinam com cada tipo de vinho 

Algumas dicas são importantes para saber qual o melhor tipo para a sua comida. Segue abaixo um pequeno guia.

Vinho Tinto: 
Tinto seco: Carne assada, carnes de caça, comidas condimentadas, queijos curados com pasta dura.
Leves: Carne vermelha assada ou grelhadas, frango assado ou cozido, bacalhau, pizza, risotos, molhos leves e queijos não curados.
Tintos muito alcoólicos: Evitar pratos picantes e salgados.
Tânicos: Evitar sabores salgados ou ácidos e amargos.

Vinho Branco: Peixes e frutos do mar são uma boa pedida para harmonizar tanto com o vinho, quanto com espumante branco. Os mais leves acompanham pratos leves e os de sabor acentuado vão melhor com peixes defumados e bacalhau. 

Vinho Rosé: Assim como sua classificação entre os tintos leves e o branco maduro, o vinho rosé combina com sabores médios e consumidos em baixa temperatura sendo indicado que não seja consumido com pratos frios ou quentes e que tenham massas moles e queijo. Acompanha muito bem charcutaria e verduras gratinadas.  

Escolha o vinho ideal pela harmonização que você precisa! 

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *