Provavelmente você já viu escrito no vinho o termo “Reservado” e “Reserva”, mas você sabe a diferença entre esses termos?
Antes de explicar a diferença entre eles, é necessário saber o que é um vinho reservado e um vinho reserva.
Reservado
O vinho reservado é o vinho de entrada, normalmente fabricado em países da América do Sul como Argentina e Chile. Esse tipo de vinho são os que obtêm a produção mais simples das vinícolas.
Os vinhos reservados não possuem uma escolha muito minuciosa em suas seleções em comparação a vinhos reserva e gran reserva. Eles também não possuem amadurecimento em barricas de carvalho. Por este motivo, esses vinhos não possuem grande complexidade de aromas e sabores, apesar disso, são vinhos jovens, leves, frutados e fáceis de beber. São indicados para pessoas que gostam de apreciar frequentemente ou diariamente esta bebida.
Por serem vinhos que não possuem uma produção muito elaborada, são fabricados em grande escala, tendo um preço mais acessível e podendo ser encontrados facilmente no mercado.
Reserva
Os vinhos reserva são aqueles que tiveram um amadurecimento em barricas de carvalho e um envelhecimento na garrafa durante um tempo.
Por conta disso, estes vinhos apresentam uma maior complexidade em seus aromas e sabores. Podendo apresentar uma acidez mais reduzida ou equilibrada. Além de possuírem uma seleção mais minuciosa e um benefício maior no final da vinificação.
Esses vinhos são indicados para pessoas que já possuem um paladar mais apurado, devido a sua complexidade de sabor e aroma.
Em suma, a grande diferença entre os vinhos reservados e reserva, é que o reserva possui uma seleção melhor do que o reservado. Além de possuir um amadurecimento em barricas de carvalho.
Depois de entender a diferença entre eles, certeza que você não irá mais confundir estes termos.