Curiosidades

Tipos de espumantes: diferenças e métodos de produção

Tipos de espumantes: diferenças e métodos de produção

Você já foi comprar um Espumante mas não sabia qual escolher ou qual era a diferença entre eles? Pois então, este artigo foi feito para sanar todas as suas dúvidas!

A classificação dos espumantes pode ser obtida através do método de produção ao qual o espumante foi submetido ou pela sua doçura. 
As bolhas dos espumantes surgem através de uma segunda fermentação que não libera o gás carbônico para o ambiente e o incorpora ao líquido, proporcionando a formação dessas borbulhas. Por isso, é preciso entender mais sobre os métodos de produção existentes para depois, entender sobre os espumantes e seus tipos. 
Os métodos de produção são: Charmat, Champenoise ou Tradicional e o Asti. 

Método Charmat

O método Charmat é conhecido pela segunda fermentação ser realizada tanques pressurizados (isobáricos). Depois desse processo, o líquido é engarrafado, para que os degustadores aproveitem e apreciem essa deliciosa bebida. 
Nesse método, o produto não permanece muito tempo em contato com as leveduras, já que o objetivo é deixá-lo com as notas frutadas.  
É um dos métodos com preço mais acessível para a produção deste tipo de vinho. Os espumantes do método Charmat tem característica por serem refrescantes, suaves e possuir um bom custo benefício. 

Método Champenoise ou Tradicional

O método Champenoise ou Tradicional segue o mesmo método francês de produzir champagne. Neste método, a segunda fermentação ocorre na garrafa, com isso é um processo mais demorado, por este motivo, esses espumantes necessitam de um tempo maior de amadurecimento. E com um custo de mão de obra mais elevado. 

Devido a alta pressão, as garrafas desses vinhos necessitam ser mais espessas para não estourarem. Afinal, o gás carbônico do espumante é completamente natural e não pode ser injetado. 

Os espumantes que foram feitos através deste método, apresenta características como serem sensoriais, complexos e com um preço um pouco mais elevado em comparação aos espumantes do método Charmat.

Método Asti

O método Asti, é uma variação do Charmat, já que neste método a fermentação também ocorre em tanques pressurizados. A diferença é que no Asti, ocorre apenas uma etapa de fermentação. 

Normalmente, esse processo é usado para a fabricação de espumantes Moscatel, então o suco da uva moscatel é colocado dentro dos tonéis. E ao atingir o volume alcoólico de 7 a 8% o processo é interrompido por um choque térmico. 

Os vinhos deste método costumam ser mais doces, devido ao fato de que boa parte do açúcar  natural das uvas é mantido no líquido. 

Agora que sabemos como ocorre o processo de fabricação de espumantes, podemos ver suas classificações e diferenças. 
Para começar, existem 6 tipos de espumantes, sendo eles: nature, extra-brut, brut, seco, demi-sec e doce.

Nature

O espumante nature é o mais seco dentre todos eles, já que possui apenas 3 gramas de açúcar por litro. Como o próprio nome diz, é um espumante que está em sua forma "natural'', já que praticamente não possui ingredientes em sua composição. 
Este tipo de espumante normalmente é produzido com uvas Pinot Noir e Chardonnay e possui um sabor único.

Extra-Brut

O extra-brut também é um espumante seco, mas não tão seco quanto o nature, já que possuem 3 e 8 gramas de açúcar por litro. 

Este tipo de espumante normalmente é produzido com uvas Pinot Noir e Chardonnay e possui um sabor único.

Brut

É um espumante que também se classifica como seco, mas em proporção muito menor comparado ao nature e ao extra-brut. 
Esse tipo de espumante possui entre 8 a 15 gramas de açúcar por litro. Apresentando um final seco na boca.

É o espumante seco com maior facilidade de ser achado no mercado, além de ser recomendado para as pessoas que não gostam de vinhos muito doces.

Seco

Por mais que apresente este nome, esse vinho apresenta um sabor equilibrado e uma doçura moderada. Portanto, é leve de se beber e com uma acidez suave e agradável. Sendo um dos tipos de espumantes indicado para as pessoas que estão começando a apreciar esse tipo de bebida. 

Apresenta 15 e 20 gramas de açúcar por litro. E é um dos produtos com menor produção em comparação com os outros.

Demi-Sec

Este tipo de espumante é classificado como meio seco ou demi-sec. Apresenta entre 20 e 60 gramas de açúcar por litro. É indicado para pessoas que não gostam de vinhos tão secos como um brut mas nem um muito doce, como o espumante doce. 

É muito comum encontrar essa classificação de espumante no mercado. 

Doce

A última classificação dentre os espumantes é a doce, conhecida também como moscatel. 
Este tipo de vinho, possui mais de 60 gramas de açúcar por litro. Sendo ideal para acompanhar sobremesas.  

Agora que você sabe as diferenças entre os tipos de Espumante e os seus métodos de produção, ficou mais fácil de escolher o seu. Lembrando que aqui no nosso site é possível encontrar diversos tipos de espumantes com os melhores preços. 

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *