Curiosidades

Conheça todos os tipos de vinho

Conheça todos os tipos de vinho

Para entender o mundo do vinho primeiro você precisa conhecer todos os seus tipos, e entender qual agrada mais o seu paladar. Os principais tipos são os vinhos tintos, vinho rosé, vinho branco, espumantes e os fortificados. Para entender e adquirir conhecimento sobre eles, criamos esse artigo para você!

Vinho Tinto

O vinho tinto é produzido a partir da extração de uvas tintas, a sua coloração é adquirida devido as cascas das uvas durante o processo de maceração, também está ligada a escolha da uva, por existir uma gama muito grande existem diversos estilos de vinho mesmo que sejam produzidos com a mesma uva, com temperaturas de serviço distintas,  eles também apresentam as classes de seco, demi sec e suave, onde são separadas pelo seu teor de dulçor.

Vinho Branco

O método de produção do vinho branco é o mesmo do vinho tinto, a maioria de suas uvas são brancas mas podem ser produzidos com uvas tintas, mas o processo é feito com muita cautela para não espremer a casca e nem às sementes já que elas dão a coloração do vinho, nesse processo é apenas para extrair a parte interna da uva. As temperaturas são mais baixas para obter um vinho mais leve, os vinhos brancos também tem as suas classes assim como os vinhos tintos e são identificadas pela quantidade de dulçor.

Vinho Rosé

vinho rosé é conhecido por sua leveza e refrescância, sendo produzido a partir de uvas tintas que garantem sua coloração característica. Existem três métodos principais para a produção do vinho rosé: tradicional, corte e sangria.

No método tradicional, as uvas são prensadas e o contato com as cascas dura de 2 a 24 horas, tempo suficiente para obter a tonalidade rosada desejada. Já o método de corte consiste na mistura de um vinho tinto com um vinho branco, embora essa técnica não seja tão apreciada pelos entusiastas do vinho. Por fim, a sangria é um método em que 10% das uvas são removidas antes da fermentação, resultando em um teor alcoólico mais acentuado.

Os melhores vinhos rosés podem ser encontrados em países como França, Itália, Portugal, Chile e Argentina. Para apreciar esses vinhos da melhor maneira possível, é recomendado servi-los a baixas temperaturas.

Espumantes

Os espumantes são vinhos com perlage, pode ser produzido de duas formas, charmat e champenoise. 

  • Charmat: Nesse método após a primeira fermentação o líquido é inserido em tanques com leveduras e açúcares para uma nova fermentação, assim liberando o gás carbônico  para depois engarrafar a bebida. 
  • Champenoise:  A segunda fermentação nesse método acontece dentro da própria garrafa iniciando o processo de amadurecimento, depois a garrafa é fechada com tampa de metal, algo parecido com o que ocorre com as garrafas de cerveja. Que inicia o processo de criação do gás carbônico, mais conhecido como perlage. Esse método também é conhecido como tradicional por ser o mais utilizado na produção dos espumantes. 

Fortificados

Os vinhos fortificados são conhecidos por terem o teor alcoólico mais elevado e geralmente é composto por outra bebida destilada, com isso o álcool da bebida destilada elimina as leveduras fazendo com que a concentração de açúcar seja maior. 

Frisantes

Os frisantes são bebidas produzidas com menos gás carbônico, está entre o meio termo entre champagne e o espumante. Os frisantes são produzidos na primeira etapa de fermentação da uva, contando com o gás carbônico desde já.  

Agora que você já aprendeu sobre todos os tipos de vinho, confira-os no nosso site!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *