Receitas

Receita de Banoffee

Conhecida mundialmente pelo seu sabor único e irresistível, a Torta Banoffee é uma das sobremesas mais populares do país, principalmente em São Paulo, graças a um dos seus ingredientes principais, a banana. A qual é muito consumida aqui no Brasil. Por este motivo a Elite Vinho preparou este artigo para que você saiba tudo sobre essa sobremesa. E já dando um spoiler, nesta matéria você também encontrará uma receita simples e fácil de banoffee. 

O que é banoffee?

Banoffee consiste em uma irresistível base de bolacha maizena triturada, acompanhada da doçura da banana nanica e da cremosidade do doce de leite. E por fim, é coberto por uma leve camada de chantilly. 

Antes de aprender a fazer um banoffee, vamos descobrir sua origem. 

A origem dessa sobremesa

Criada na Inglaterra, no ano de 1971 pelo proprietário, Nigel Mackenzie e pelo chef Ian Dowding do restaurante “The Hungry Monk Restaurant”. A ideia deste doce surgiu a partir de uma outra sobremesa, só que americana chamada "Blum 's Coffee Toffee Pie”. A qual Nigel e Ian queriam aprimorá-la. 
A partir disso foram feitos diversos testes com os mais variados recheios, por exemplo com tangerina e maçã. Só que nem um deles combinava. Até que eles tentaram fazer a sobremesa com bananas, e assim nasceu o Banoffee, sendo um grande sucesso. Entretanto, era para ser algo limitado, mas devido ao grande sucesso, a torta nunca saiu do cardápio do restaurante. Após alguns anos de sua criação, o termo “banoffe” foi incluído no Oxford English Dictionary com a definição “Uma torta ou torta feita com caramelo, banana e creme”. E a Primeira-Ministra do Reino Unido da época, Margaret Thatcher, disse que era uma das suas sobremesas favoritas. Esses dois pontos fizeram com que a popularidade do doce aumentasse cada vez mais. 

A princípio era conhecido como Banoffi Pie, sendo o nome a junção de banana e toffee (caramelo em inglês). Mas com o tempo evoluiu para a forma que conhecemos hoje, no caso Banoffee Pie.  

Agora que você já sabe tudo sobre a torta inglesa, vamos ao ponto principal do artigo que é a receita. 

Como fazer?

Ingredientes para a massa: 

  • 300g de bolacha de maizena ou maria 
  • 200g de manteiga sem sal derretida 
  • 1 colher de chá rasa de canela em pó (a gosto) 

Ingredientes para o recheio: 

  • 4 a 5 bananas nanicas fatiadas (também é possível utilizar outros tipos de bananas, como a prata, só precisa ser doce) 
  • 600g de doce de leite 
  • 220g de nata (pode ser substituído por creme de leite fresco ou chantilly) 
  • 1 e ½ colher de sopa de açúcar refinado (20g)
  • Canela para polvilhar 

Modo de preparo: 
Massa: 

1. Em um liquidificador ou processador coloque a bolacha maizena ou maria e triture até que ela fique bem fina.
2. Despeje a bolacha triturada, a manteiga derretida e a canela em pó (caso tenha escolhido fazer com) em um bowl e mexa bem. Até que forme uma “farofa” esfarelenta.
3. Em uma forma de fundo removível de 22 cm (também pode ser utilizado um refratário ou alguma outra travessa que vai no forno, neste caso não será possível desenformar o banoffe) coloque a massa no fundo e nas laterais e aperte até que fique lisa. 
4. Ponha no forno a 180°C por 15 minutos e reserve. 

Recheio: 

1. Coloque o doce de leite sobre a massa. Lembrando que o doce de leite precisa ser mais firme, por isso recomendamos que seja utilizado o leite condensado cozido. Caso não saiba, aqui vai um passo a passo rápido: retire muito bem o rótulo das latas de leite condensado, não deixando nem a cola, pois pode entupir sua panela de pressão. Coloque-as na panela de pressão e cubra de água. Mas não encha toda a panela senão irá vazar.  Deixe cozinhar por 40 min. Após este tempo deixe esfriar bem e está pronto. Se sua panela for de alumínio, coloque o suco de meio limão para que a mesma não escureça.   
2. Depois de pôr o doce de leite, assente as bananas fatiadas.
3. Em uma batedeira adicione a nata ou o creme de leite fresco ou o chantilly e as colheres de açúcar, no caso da nata e do creme de leite fresco. Bata por alguns minutos até que chegue em ponto mais firme. Cuidado para não bater demais e fazer com que vire manteiga.
4. Ponha o creme branco sobre a massa até que cubra toda a superfície.
5. Salpique a canela em pó e deixe na geladeira por no mínimo 1 hora. Lembrando que quanto mais gelado ele estiver, mais gostoso estará. 

Vinho para harmonizar com o Banoffee

Para acompanhar essa deliciosa sobremesa, opte por vinhos mais suaves, como os espumantes feitos a partir da uva moscatel. Ou pelos vinhos do porto, que também são suaves mas marcam presença com os diversos aromas e sabores. E por fim, um outro tipo de vinho que combina com o banoffe, são os espumantes demi-sec. 

Conclusão

A Banoffee é uma sobremesa conhecida por sua mistura única de banana e doce de leite, que é capaz de satisfazer os desejos mais doces. Além de ser deliciosa, a receita é relativamente simples e fácil de fazer, o que a torna uma opção perfeita para quem deseja impressionar seus convidados ou simplesmente desfrutar de uma sobremesa em casa. O seu sabor inigualável, é um desejo que pode ser facilmente alcançado seguindo o passo a passo da receita que preparamos para vocês. Não há razão para não experimentar essa sobremesa incrível e ainda mais com a nossa bebida preferida. Experimente a receita de Banoffee hoje mesmo e surpreenda seus amigos e familiares com essa sobremesa incrível. Você certamente não irá se arrepender!

author-avatar

Sobre Mariana Albuquerque

Mariana Albuquerque é uma jornalista e sommelière certificada, conhecida por sua habilidade em tornar o mundo dos vinhos acessível e interessante para todos. Com um estilo de escrita cativante, ela escreve sobre tendências, harmonizações e as melhores descobertas no universo dos vinhos. Mariana é também palestrante em eventos de vinhos e autora de um livro sobre vinhos portugueses, que recebeu elogios da crítica especializada. No Blog da Elite Vinho, ela combina sua paixão por contar histórias com seu vasto conhecimento enológico.

Posts Relacionados

Deixe um comentário