Geral

Vinho e Inverno: Uma combinação perfeita para apreciar o calor da estação fria

Ah o inverno, a quem ame e quem não é muito fã, mas uma coisa é fato, não há nada melhor do que tomar uma boa taça de vinho durante esta estação mais fria. Já que além do álcool nos aquecer, também tem os taninos, presente principalmente nos vinhos tintos que trazem essa sensação de calor. Quer saber qual vinho tomar durante o inverno? Continue lendo a matéria! 

Vinhos ideais para o inverno:

Vinhos tintos encorpados

Nada combina melhor com o inverno do que um bom vinho tinto encorpado. Com sua riqueza de sabores e aromas, esses vinhos são perfeitos para acompanhar momentos de relaxamento em frente à lareira ou em uma noite fria. Além de serem vinhos que harmonizam muito bem com comidas mais quentes, principalmente aqueles que estagiaram em barricas de carvalho. 

Vinhos fortificados

Vinhos fortificados, possuem maior teor alcoólico e são excelentes opções para aquecer o corpo durante o inverno. Seus sabores intensos e notas adocicadas combinam perfeitamente com sobremesas típicas dessa estação, como o delicioso fondue de chocolate.

Vinhos brancos aromáticos

Vinhos brancos que possuem aromas complexos e uma acidez refrescante que harmonizam bem com pratos de inverno, como fondue e queijos. 

Sugestões de vinhos para essa estação

  • Vinho tinto Barolo: Este vinho tinto italiano é rico e encorpado, com sabores de frutas escuras, especiarias e notas terrosas. É um vinho perfeito para acompanhar pratos de inverno. 
  • Vinho do Porto: Este vinho fortificado português é rico e doce, com sabores de frutas secas, nozes e chocolate. É um vinho perfeito para desfrutar como sobremesa. 
  • Vinho tinto Syrah: Este vinho tinto encorpado é rico em sabor, com notas de frutas escuras, especiarias e carvalho. É um vinho perfeito para acompanhar pratos de inverno como carne de caça e ensopados.
  • Vinho tinto Malbec: Este vinho tinto argentino é encorpado e frutado, com sabores de amora, ameixa e especiarias. É um vinho perfeito para acompanhar pratos de inverno como churrasco e guisados.
  • Vinho tinto Cabernet Sauvignon: Este vinho tinto encorpado é rico em sabor, com notas de cassis, tabaco e carvalho. É um vinho perfeito para acompanhar pratos de inverno como carnes vermelhas grelhadas e ensopados.
  • Vinho Chardonnay Barricado: Um Chardonnay barricado, que passa por maturação em barricas de carvalho, resultando em um vinho com corpo mais robusto, notas de frutas tropicais, baunilha e tostado.
  • Vinho Riesling: O Vinho Riesling é uma excelente opção para ser apreciado no inverno devido à sua variedade de estilos, aromas complexos e versatilidade gastronômica. Acompanha muito bem queijos. 
  • Vinho Gewürztraminer: O Vinho Gewürztraminer é uma excelente escolha para o inverno. É um vinho branco aromático e encorpado, com notas de frutas tropicais, especiarias e flores. Combina bem com pratos de inverno, como fondue de queijo e pratos asiáticos condimentados. 

Apenas os vinhos tintos podem ser consumidos durante o inverno?

Como visto anteriormente, os vinhos brancos também podem ser consumidos diante das baixas temperaturas, por mais que muita das vezes eles sejam associados ao verão, por serem bebidas mais refrescantes. Só é necessário prestar atenção na escolha do rótulo e com o que irá harmonizar para que os dois tragam essa sensação de calor e aconchego. 

Harmonizações para o inverno

Queijos e embutidos 

Uma tábua de queijos e embutidos é uma combinação clássica com vinhos no inverno. Queijos mais encorpados, como o Gruyère e o Roquefort, harmonizam especialmente bem com vinhos tintos, enquanto os queijos de cabra e os queijos azuis combinam com vinhos brancos aromáticos. Também pensando em queijo, um prato muito degustado durante esse período, é o fondue de queijo, sendo assim, em nosso blog você encontrará uma receita sobre como fazer esse delicioso prato. 

Pratos de caça e carnes assadas

No inverno, os pratos de caça e as carnes assadas ganham destaque. Vinhos tintos encorpados, como Cabernet Sauvignon e Syrah, são parceiros ideais para essas preparações, realçando os sabores intensos da carne. 

Sopas e ensopados

Com a chegada do inverno um outro prato que ganha um grande destaque são as sopas ou os ensopados, os quais ganham popularidade durante esse período devido ao fato de aquecerem as pessoas. Com isso,  existem várias opções de vinhos que harmonizam bem com sopas e ensopados no inverno. Um vinho tinto leve ou médio, como Pinot Noir, é versátil para sopas à base de vegetais. Vinhos brancos frutados, como Riesling, funcionam com sopas leves e de frutos do mar. Vinhos tintos encorpados, como Cabernet Sauvignon, combinam com ensopados de carne. A harmonização depende dos ingredientes e temperos da sopa ou ensopado.

Sobremesas de inverno

Para encerrar uma refeição no inverno, nada melhor do que uma sobremesa reconfortante, como um incrível fondue de chocolate que acompanha muito bem um Vinho do Porto.

Vinhos em temperatura ambiente

Temperatura de serviço: No inverno, a temperatura ambiente é mais baixa, estando por volta de 16° a 18°C sendo assim os vinhos tintos podem ser servidos em temperatura ambiente.  Já os vinhos brancos, precisam ser servidos em torno de 8° a 10°C. 

Conclusão

Neste artigo, exploramos uma variedade de vinhos ideais para desfrutar durante o inverno, proporcionando momentos de conforto e prazer. Agora é o momento de explorar novos sabores, criar memórias inesquecíveis e aquecer seu inverno com vinhos selecionados. Não espere mais para desfrutar dessas experiências enológicas. Escolha seus vinhos favoritos, compartilhe com amigos e familiares e brinde à vida. Afinal, o inverno também pode ser uma estação de prazer e alegria. Saúde e um inverno repleto de sabor e calor!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *