É uma bebida dos tempos antigos e é um aliado até hoje, além de oferecer ótimas experiências também oferece benefícios para a saúde, mas consumido de maneira correta. Tem dúvidas? Por isso criamos esse artigo, para que suas dúvidas sejam esclarecidas.
Por que o vinho beneficia a saúde?
O vinho é uma bebida saudável por ser rico em compostos nutricionais que são importantes, como por exemplo os polifenóis, quando consumido de forma equilibrada traz benefícios e bem estar inenarrável. Temos também o flavonoide e resveratrol que tem funções antioxidantes, anti-inflamatórias e vasodilatadoras, podendo agir em diversas partes do nosso corpo, como diminuir a dispensa de gorduras nas artérias, e também atuam na prevenção de doenças degenerativas, câncer, osteoporose, envelhecimento precoce e do coração.
Isso acontece por conta dos seus componentes como o polifenóis, antioxidantes naturais, que também exercem função de antibiótico, o mais importante desses polifenóis é o resveratrol, que possui um ótimo aliado no combate e prevenção de doenças cardiovasculares.
Acelera o metabolismo, ajuda no desempenho do sistema imunológico, melhora a memória, funções motoras renais e hepáticas e a melhora do sistema gastrointestinal, e o álcool que é encontrado no vinho funciona como vasodilatador natural ajudando na pressão sanguínea.
Há pessoas que não podem consumir o vinho?
Mesmo contendo muitos benefícios, é contra indicado para certas pessoas como gestantes, portadores de doença no fígado e pâncreas, quem usa medicamento controlado. Por isso é necessário consultar o médico de sua confiança.
Quanto deve ser consumido?
O indicado a ser consumido por dia é 150mL e não deve ultrapassar uma taça para adultos saudáveis. Quando o assunto é bebidas alcoólicas é necessário ter muita cautela e garantir que a ingestão será moderada, pois em excesso não é saudável. Por isso, beba com moderação e saúde!
Conheça todos os nosso vinhos tintos!