Com certeza você já sentiu um leve sono depois de já ter tomado uma taça de vinho. E você se perguntou se era vinho ou se era cansaço mesmo. Mas afinal, vinho dá ou não sono? Essa pergunta a gente vai responder ao longo do artigo então continue lendo para descobrir.
Antes de explicarmos qualquer coisa, devemos lembrar que o consumo de álcool deve ocorrer de forma moderada e consciente, já que a mesma pode trazer efeitos indesejados aos consumidores, caso tenha um consumo desenfreado.
Dito isso, vamos direto ao ponto, o vinho dá realmente sono ou é apenas um mito? Realmente o vinho dá sono, por dois motivos. O primeiro deles é o álcool em si, quando consumido na medida certa, ele pode apresentar este efeito. E o outro motivo seria que algumas uvas possuem melatonina, hormônio responsável pela melhora na qualidade do sono. Presente nas cascas, polpas ou sementes das uvas. Mas quais seriam as uvas que apresentam maior concentração de melatonina? Vamos a lista:
Uvas com maior concentração de melatonina
- Nebbiolo (uma das que têm maior concentração do hormônio)
- Croatina
- Marzemino
- Sangiovese
- Merlot
- Cabernet Sauvignon
- Cabernet Franc
Qual tipo de vinho dá mais sono?
O tipo que mais dá sono, quando apreciado de forma moderada é o tinto. Por conta da forma como as uvas são produzidas. Já que são colhidas mais tardiamente e consequentemente estão mais maduras, portanto acabam apresentando uma maior quantidade de açúcar que serão transformados em álcool pelas leveduras.
Já os vinhos brancos não irão dar tanto essa sonolência em relação a melatonina, pelo fato de que as uvas brancas amadurecem mais rapidamente, consequentemente os produtores colhem elas antes do tempo, sendo assim elas apresentam uma quantidade menor de álcool.
Diferentemente dos brancos, os rosés já tem mais melatonina, por apresentarem um contato maior com as cascas das uvas.
Apesar do tipo de vinho influenciar na questão do sono, independentemente disso, você irá ter essa sensação de sonolência por conta do álcool. Assim como pode acontecer com qualquer tipo de bebida alcoólica que você ingerir. Pelo fato que o álcool atinge diretamente o Sistema Nervoso Central (SNC) com o objetivo de relaxar o mesmo. Lembrando que isso só ocorre quando é ingerido de forma moderada.
Por mais que seja uma ótima ideia sempre tomar uma taça de vinho antes de dormir, isso não pode ocorrer com frequência, pois o álcool atinge o estágio final do nosso sono, conhecido como REM, o que pode interferir na qualidade do sono. Para que isso não ocorra, é indicado consumir a taça de vinho de duas a quatro horas antes de dormir.
Agora que você já sabe sobre a relação do vinho com o sono, não perca mais tempo e venha garantir o seu, na loja que tem os melhores vinhos, com os melhores preços. Mas não esqueça de apreciar com moderação.