Perguntas frequentes

Por que o vinho vira vinagre e relação da rolha nesse processo

Por que o vinho vira vinagre e relação da rolha nesse processo

Você já se perguntou por que o vinho vira vinagre? Este é um assunto muito recorrente no mundo do vinho. Mas através deste artigo esperamos sanar as suas dúvidas sobre.

Como um vinho é fabricado?

Para começar, é necessário entender como ocorre o processo de fabricação de um vinho. 
Os vinhos são produzidos a partir da fermentação das uvas, e no processo, a glicose e a frutose, que são os açúcares dos vinhos, são transformados em etanol.

Como um vinho vira vinagre?

Um vinho vira vinagre quando ele oxida, ou seja quando tem seu número de oxidação (Nox) aumentado. Para que isso ocorra, o álcool do vinho, que no caso é o etanol, precisa entrar em contato com as moléculas de oxigênio presente no ar, reagir, e oxidar em ácido etanóico. Sendo o ácido etanóico o principal componente do vinagre. 

Quando os alcoóis primários são oxidados, formam aldeídos, que, por sua vez, podem ser oxidados a ácidos carboxílicos. Este processo ocorre com o álcool presente nos vinhos. A partir do momento que os vinhos se oxidam, passam a ser impróprios para o consumo e sua qualidade fica comprometida. 

Fatores como a temperatura e a exposição à luz, podem intensificar a oxidação de um vinho, por isso é recomendado guardar o vinho em lugares frescos e com pouca luz.

Relação da rolha neste processo

Mas afinal, qual a relação da rolha com este processo? A rolha tem a função de impedir a entrada de oxigênio e reagir com o etanol presente no vinho. Por este motivo, a rolha deve estar sempre umidificada pois assim ela irá inchar e impedir a entrada de O2. Caso ela não fique umidificada, a mesma resseca e permite a entrada de oxigênio. Por isso é muito comum encontrar os vinhos deitados nas prateleiras das adegas. 

Deste modo, a química tem uma grande relação com os vinhos. E agora, você sabe como essa relação influencia no processo de transformação de um vinho para o vinagre. 
Entenda melhor a questão do armazenamento das garrafas de vinho, lendo o artigo do nosso site,  “Guardar as garrafas de vinho na horizontal ou vertical”.

author-avatar

Sobre Isabella Sorentino

Isabella Sorentino é uma apaixonada por vinhos e uma talentosa comunicadora no universo vitivinícola. Com uma formação em Gastronomia e Sommelier Internacional, Isabella tem um olhar afiado para a harmonização entre vinhos e pratos, transformando cada refeição em uma experiência inesquecível. Além de seu trabalho como consultora de vinhos para renomados restaurantes, Isabella é autora de diversos artigos e guias sobre vinhos no Blog da Elite Vinho. Seus textos são conhecidos por serem acessíveis, educativos e envolventes, sempre inspirando os leitores a explorar novas regiões vinícolas e variedades de uvas.

Posts Relacionados

Deixe um comentário