Harmonização

Como harmonizar vinho e hambúrguer?

Como harmonizar vinho e hambúrguer

Brasil é um dos países que mais consome carne no mundo. Sendo um dos principais alimentos, o hambúrguer. Por ser uma comida mais rústica, normalmente as pessoas optam por bebidas que harmonizam mais com o hambúrguer, como refrigerante e até mesmo com algumas bebidas alcoólicas, como a cerveja. Mas você sabia que também é possível combinar este tipo de alimento com vinho? Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo para descobrir como harmonizar nossa bebida favorita com o hambúrguer.

Hambúrguer de carne vermelha

O hambúrguer de carne bovina é o clássico dentre todos os outros, então vamos começar por ele. Como este tipo de carne é conhecido por ser mais forte, precisa ser combinado com vinhos de uvas que apresentam uma ótima acidez e taninos elegantes, como a Cabernet Sauvignon.
Além da carne bovina, também é possível comer hambúrgueres de cordeiro e de carne suína com esta casta. Podendo estar acompanhada de queijos, como o famoso cheddar.   
 
Continuando nas carnes vermelhas, uma outra carne clássica para a produção deste tipo de alimento é a picanha. Uma carne suculenta, deliciosa e intensa, precisa ser acompanhada de vinhos de boa acidez, expressivo e muito bem elaborado, como os Syrah/Shiraz. 

E a casta principal para a produção de vinhos argentinos, a Malbec? Combina com qual tipo de hambúrguer? Bom, uma das principais castas argentinas, só poderia combinar com uma das principais carnes vermelhas da Argentina, a Costela! Por conta da sua maciez e suculência combina perfeitamente com o sabor forte que os vinhos Malbec apresentam. Sendo uma combinação mais deliciosa ainda se a carne for grelhada e o hambúrguer estiver com molho barbecue, o qual acompanha muito bem esse tipo de carne. Um outro ponto que deixa essa combinação ainda melhor é se o Malbec tiver passado por envelhecimento em barricas de carvalho.

Hambúrguer de carne branca

Partindo para as carnes brancas, uma das mais utilizadas para fabricação dos hambúrgueres é o frango, consequentemente deve se ter em mente que os vinhos brancos são os que mais combinam com esse tipo de lanche, pois eles combinam com a maciez que o frango traz. Mas afinal, qual uva harmoniza melhor? A mais indicada é a Chardonnay. 

Uma outra casta branca famosa é a Sauvignon Blanc, que pode acompanhar muito bem os exóticos hambúrgueres de salmão. Já que são carnes menos gordurosas e que precisam de uma uva mais leve mas que tenha uma boa acidez.

Hambúrguer vegano/vegetariano

E por último, mas não menos importante, nosso último tópico deste artigo vai para aqueles que não consomem carnes ou nada de origem animal, ou seja, os vegetarianos e veganos. Para esse tipo de hambúrguer é indicado o consumo de vinhos brancos feitos a partir da Riesling, devido a sua grande refrescância. 

Viu como é possível combinar nossa bebida favorita até mesmo com uma comida diferente como o hambúrguer, que ainda por cima apresenta diversos tipos com diferentes carnes. Não se esqueça que em nosso site você encontra os mais variados vinhos com os mais variados preços.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *