Harmonização

Como harmonizar vinho e churrasco?

churrasco é um dos pratos mais típicos do Brasil. E logo quando falamos em churrasco pensamos na caipirinha ou na cerveja para acompanhar esse prato tão rústico e saboroso, não é mesmo? Mas você sabia que é possível harmonizar esse prato com vinho? Ou melhor, que a uva Malbec não é a única que acompanha o churrasco? Quer saber mais sobre? Continue lendo. 

Como dito anteriormente, a Malbec não é a única uva que pode acompanhar esse prato. Mas isso ocorre, por conta da influência Argentina, já que essa é a casta principal no país, logo acompanha a grande maioria dos pratos argentinos. Por este motivo, muita das vezes optamos pela malbec, mas existem diversas opções, do tinto ao espumante para acompanhar o prato típico brasileiro. Para que essa harmonização de certo, precisamos analisar alguns pontos, sendo eles: 

  • Tipo da carne, podendo variar entre carnes vermelhas, suínas, aves ou até mesmo entre queijos, pães de alho e vegetais. 
  • Suculência 
  • Se possui ou não gordura 
  • Temperos utilizados
  • Maciez 

Os três pontos mais importantes para serem analisados

Independentemente do tipo da carne, devemos ter uma consideração maior com os últimos três pontos citados acima, pois cada um deles influencia na escolha do vinho, portanto aqui vão mais algumas dicas sobre: 

  • Maciez: opte por vinhos de médio a grande corpo e com poucos taninos, caso a carne esteja muito macia. Caso contrário, escolha um mais tâniaco. 
  • Tempero utilizado: Normalmente é utilizado apenas sal para temperar a carne, portanto escolha por vinhos com um baixo teor de alcoólico, no máximo 14,0% 
  • Gordura: escolha vinhos mais ácidos e com taninos não muito estruturados.

Harmonizar vinho e churrasco pode ser um desafio, mas existem algumas opções que geralmente funcionam bem juntas:

Vinhos tintos encorpados, jovens e que ficou pouco tempo em barricas de carvalho

Os vinhos tintos mais encorpados como Malbec, Cabernet Sauvignon e Syrah/Shiraz podem ser uma boa escolha para churrasco, especialmente se for carne vermelha grelhada. Esses vinhos têm taninos fortes que podem lidar com a gordura da carne, além de sabores frutados que complementam o sabor defumado do churrasco.

Vinhos brancos frutados

Se você prefere um vinho branco, tente escolher um vinho branco frutado, como um Chardonnay com notas de frutas tropicais ou um Sauvignon Blanc com toques cítricos. Esses vinhos podem equilibrar o sabor salgado do churrasco e adicionar uma nota refrescante.

Vinhos rosés

Um vinho rosé pode ser uma opção refrescante e versátil para harmonizar com churrasco, pois geralmente é mais leve e pode complementar uma variedade de pratos de carne grelhada. Procure por rosés mais secos e frutados para harmonizar com churrasco.

Espumantes

Espumantes também podem ser uma opção inesperada, mas deliciosa, para harmonização com churrasco. Em geral, espumantes brut e extra brut, são mais secos e os mais indicados para acompanhar churrasco, pois sua acidez ajuda a limpar o paladar das gorduras da carne.
Para churrascos com cortes mais leves, como frango e peixe, um espumante brut pode ser uma boa opção. Já para churrascos com cortes mais gordurosos, como picanha e costela, um espumante extra-brut pode ser mais indicado.

Cava

Um Cava espanhol, com sua acidez refrescante e notas cítricas, pode ser uma excelente escolha para acompanhar frutos do mar grelhados, como camarões e lulas, ou mesmo aves grelhadas, como frango ou peru.

Outros tipos de carne sem ser vermelha

Como o churrasco brasileiro possui uma grande variedade de alimentos que vão para a brasa, como cupim, panceta, coração, medalhão e entre outros, fica impossível falar e achar uma harmonização para cada uma dessas variações. Por isso iremos focar nas principais, as quais já irão te ajudar no momento de escolher o seu vinho, junto das dicas anteriores. 

  • Linguiça: As linguiças simples acompanham muito bem espumantes, vinhos verdes, brancos e tintos leves como um Pinot Noir.  
  • Frango: harmoniza muito bem com vinhos brancos leves, já que este tipo de carne é bem suave.
  • Queijos e pães de alho: vinho branco, rosé ou espumante, como um Pinot Grigio se adequa muito bem a essa categoria. 

Em geral, evite vinhos muito leves ou doces, pois eles podem se perder no sabor forte do churrasco. E, é claro, a escolha do vinho também depende do tipo de carne e temperos que você está usando. Experimente diferentes combinações para descobrir o que funciona melhor para o seu paladar!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *