Montamos este breve texto explicativo para enfatizar a importância da degustação, e considerar esses pontos ao falar de um vinho. Entenda como.
O vinho precisa respirar?
Sim, é necessário que o vinho tenha um tempo entre 20 e 30 minutos para respirar, pois nesse processo ocorre a evaporação do álcool contido na bebida.
Todos os tipos de vinhos precisam desse tempo para respirar?
Não. Os vinhos que precisam desse tempo são os vinhos jovens, que são encorpados e com altos níveis de taninos. Com esse processo é possível perceber que os taninos ficam mais suaves, permitindo que os aromas e sabores da bebida fiquem mais evidentes. Este é um dos quesitos analisados na degustação do vinho.
O que mais analisar em uma degustação de vinhos?
- Visual: Avaliar aspectos como limpidez, tonalidade da cor, brilho, idade do vinho, se é filtrado ou não, dentre outras características.
- Olfato: Pelo aroma é possível avaliar a intensidade, nitidez e possível presença de defeitos. Não é uma regra, não são todos os vinhos que apresentam essas características.
- Paladar: É necessário que haja equilíbrio entre os sabores, principalmente na acidez, que precisa estar de acordo com o teor alcoólico, junto com a intensidade dos taninos. Outro fator importante é saber se o sabor do vinho é condizente com a sensação do degustador ao sentir o aroma do mesmo.
Para uma boa experiência na degustação e falar bem de um vinho é importante atender todos os requisitos, desde o tempo de respiração do vinho até o paladar.