 |
Produzido na região do Douro, mostra amadurecimento na cor, concentração nos aromas e evolução no paladar.
As principais uvas utilizadas na produção dos Vinhos do Porto tintos são a Tinta Roriz/Tempranillo, a Touriga Nacional, a Touriga Franca, a Tinta Cão e a Tinta Barroca.
O Porto Tawny, ao contrário do Ruby, é mais maduro e elegante. Ele passa por maior contato com a madeira e com o oxigênio.
Pelo fato de envelhecer por mais tempo em madeira, possui coloração esmaecida e acastanhada (“aloirado”). Os aromas e os sabores mais predominantes são de frutas secas, como nozes e amêndoas, nuances amadeiradas, além da doçura mais perceptível. No paladar é macio, leve e equilibrado.
Amadurece em madeira, durante 3 anos, seguido de lotação de Vinhos do Porto de diversas colheitas. O Tawny pode envelhecer por anos tornando-se ainda mais elegante!
Assim como o Ruby, pode ser consumido como aperitivo, com queijos maturados (gruyère, estepe, gorgonzola, provolone e parmesão) ou frutas secas e sementes, como as amêndoas, ou digestivo com sobremesas à base de castanhas, nozes e chocolates mais amargos, panetones.
Recomendado ser servido à 18°C em taças menores, com bojo estreito, que levam a bebida para a ponta da língua, evidenciando seu sabor adocicado.
Paola Amaro – Especialista em Vinhos
|