Eu só quero chocolate! Seja branco, ao leite, meio amargo, com frutas ou amêndoas... Chocolate é sempre uma boa pedida!
Dizem que não há mal humor que perdure após uma barra de chocolate e uma bela taça de vinho... Mas, como fazer essa combinação?
A harmonização nada mais é do que a busca pelo equilíbrio entre os sabores dos alimentos e da bebida. Como o chocolate é uma guloseima com sabor marcante, alto teor de gordura e açúcar. Acaba sobrecarregando as papilas gustativas, o que torna a harmonização com o vinho um processo bem difícil.
Guarde essa informação: não é porque ambos são agradáveis ao paladar, quando consumidos separadamente, que juntos farão um bom casamento.
Na maioria das vezes, a harmonização fica mais agradável quando utilizado chocolate com menos gordura e maior teor de cacau. Mas calma, também é possível combinar com as versões brancas e ao leite.
O chocolate branco é produzido originalmente com açúcar, manteiga de cacau e leite. É sem dúvidas, o chocolate mais doce e gorduroso dentre as opções.
Isso não o exclui das possibilidades de harmonização, basta apostar em vinhos tão doces quanto. Acredite, não ficará uma experiência enjoativa e sim uma complementação de sabores. E o melhor, você pode optar tanto por um vinho tinto, quanto um branco. Desde que tenham uma acidez baixa, como um espumante moscatel, em geral são uma ótima pedida para essa combinação.
O chocolate ao leite é bastante gorduroso e doce. Sua característica principal é a baixa quantidade de cacau e alta de açúcar. O ideal aqui, é a escolha de tintos leves, frutados e com baixo teor de álcool. Um Merlot é uma excelente alternativa.
Na escolha de um vinho branco, prefira uvas como a Pinot Grigio. Ou a Chardonnay, uva branca com maior reconhecimento do mundo. E caso prefira um espumante de acompanhamento, aposte em espumantes moscatel.
Os chocolates amargos? Eles são os mais fáceis de harmonizar, devido ao fato de não serem tão doces e por possuírem uma grande intensidade. As uvas Cabernet Sauvignon, Syrah/Shiraz, Tannat e Malbec, casam muito bem com chocolates 65% de cacau, porque são uvas que necessitam de um acompanhamento mais intenso. E no caso de chocolates meio amargos, prefira vinhos jovens.
Mas e aqueles chocolates que possuem recheio como pedacinhos de amêndoas, avelãs, biscoitos e uva passas? Eles também podem ser harmonizados com vinhos? Por mais difícil que seja sua harmonização, a resposta é sim, é possível. O ponto principal é prestar atenção em qual sabor predomina. Por exemplo, chocolates que possuem recheio de uva passas, prefira um vinho produzido pela uva Syrah/Shiraz. E para os chocolates que levam pedaços de avelãs, prefira um vinho fortificado, como os do Porto.
E é claro, tem aqueles que gostam de chocolates zero açúcar. Para este tipo de chocolate opte por vinhos que são mais secos, como os espumantes Nature e Brut. E os para vinhos tintos, prefira a uva Pinot Noir, já que eles possuem uma taxa menor de açúcar.
Viu como tem uma infinidade de possibilidades de vinhos para harmonizar com esta guloseima que nós amamos? Confira em nosso site os melhores vinhos com o melhor preço.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!